Economia Sustentável
Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais I
Tema 03: Economia Sustentável
Alunos: Marina Schmidt Hohl Ferreira – R.A. 6401284997
Talita Barbosa da Silva – R.A. 6401289804
Turma: Arquitetura e Urbanismo 2013.1 – A
O atual modelo econômico mundial, baseado na produção exacerbada a fim de satisfazer os níveis descontrolados de consumo, é o principal causador da exaustão de recursos ambientais. Aliado a isso, o crescimento populacional e, logo, de suas necessidades, se apresentam num ritmo mais acelerado que a natureza pode suportar, estando acima da capacidade de regeneração do sistema ecológico.
No que tange ao ramo da Construção Civil, foram desenvolvidas soluções bastante eficazes no combate ao gasto excessivo de recursos. A partir do princípio básico de “reduzir, reutilizar e reciclar”, popularmente conhecidos como “Os 3 R’s”, foram implementadas novas tecnologias e materiais capazes de minimizar o efeito causado ao meio ambiente pela, seja na extração consciente de matéria e consequente diminuição na degradação do meio, seja na redução da poluição antes, durante e depois das obras.
Na concepção de um projeto, passaram-se a observar fatores como eficiência energética, (re)aproveitamento de recursos hídricos, escolha consciente de materiais, destinação apropriada de resíduos, entre outros, conforme se depreende da relação abaixo:
Eficiência energética – consiste na redução do consumo energético, a fim de garantir o atendimento à demanda crescente de energia no País e a exploração de formas alternativas de fornecimento de energia, como a solar, a eólica, a energia a gás e a geotérmica. Baseia-se, também, na utilização de tecnologias que minimizem a utilização de condicionadores de ar, ventilação e exaustão forçada, iluminação artificial, chuveiros e aquecedores elétricos, entre outros, e na implantação de equipamentos de alto desempenho com baixo custo energético quando estes ainda