Economia solidária
Autoras: Fernanda Mesquita Viana¹
Matrícula: 21453914
Nayandrea Rosario de Souza
Matrícula: 21454593
Resumo
O presente artigo tem como tema Economia Solidária. A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares. A pesquisa bibliográfica ocorrerá através de artigos, livros e revistas a respeito do tema estabelecido. O artigo abordará sobre o surgimento da Economia Solidária, qual a sua relação com o meio ambiente e com o estado. A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.
Palavras-Chave: Economia Solidária. Meio Ambiente. Estado.
Introdução
Neste artigo, busca-se apresentar as principais contribuições teóricas que compõem a proposta da Economia Solidária (ES), destacando as propostas e as perspectivas desse movimento, assim como suas convergências e tensões com a questão ambiental e com o Estado. Quando a temática ES é abordada não se pode deixar de considerá-la sob diferentes enfoques e perspectivas, algumas vezes divergentes outras complementares.
A busca por alternativas ao modelo socioeconômico dominante no mundo atual são cada vez mais frequentes, assumindo diferentes nomenclaturas e posicionamentos para expressar suas propostas e seus planos de ação. Economia Solidária é uma das expressões mais usadas, mas são empregados também termos como socioeconomia, economia social, redes de colaboração