Economia solidária
ADDO, Felipe. “Desafios da economia solidária no Brasil”; uma sistematização da literatura existente. In: princípios de economia solidária. 2012. s.n.t.
1. Desafios para o desenvolvimento da Economia Solidária
1.1.1. Estruturação da comercialização
1.1.2. Manutenção da consistência ideológica
1.1.3. Organização de políticas públicas de incentivo
1.1.4. Contribuição técnico-científica
1.2. Estruturação da comercialização
1.2.1. Diversas variáveis de mercado que influenciam na compra e venda de produtos de empreendimento solidários
1.2.2. Construir vínculos entre empreendimentos que respeitam os princípios da economia Solidária como uma forma de criar um mercado solidário.
1.2.3. Essa interação traria maiores possibilidades de sustentação e desenvolvimento dos cooperativas ou empresas autogestionárias que estivessem envolvidas.
1.2.4. O grande mote aqui é a necessidade indispensável de um consistente relacionamento entre diversos empreendimentos da Economia Solidária para que esta se desenvolva como alternativa ao mercado capitalista.
A) O primeiro é quanto ao desenvolvimento de cadeias produtivas solidárias
B) E o segundo ponto, refere-se à formação de arranjos produtivos como meio de desenvolvimento local através da Economia Solidária.
C) Outro obstáculo que precisa ser superado é dificuldade de obtenção de crédito.
D) Conquista dos consumidores. A luta ai é pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo solidário.
E) O ultimo ponto que vale ser ressaltado é a preocupação dos estudiosos de que esses empreendimentos não se fechem cada vez mais no nível local.
1.3. Manutenção de consistência ideológica
1.3.1. Há uma preocupação dos defensores do movimento da Economia Solidária quanto à fidelidade aos preceitos dessa, principalmente em uma fase de crescimento do empreendimento. A estabilização e o sucesso desse tipo de empreendimento pode ter uma influencia negativa no