Economia Solidária: Desafios, Perspectivas e Dificuldades Dentro e Fora da Universidade
Área Temática: Teoria e prática da Economia Solidária
Bruna C. Diniz¹, Geórgia N. Brito², Nicole A.Camilo³, Tácito Y. D. Chimato4, Sandra Rufino5
1,2,3,4,5 Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, bruna.ufop@hotmail.com, geo.nogueira@hotmail.com, nicolealves.13@gmail.com, tacito_dutra@hotmail.com.
4INCOP/UFOP; PEGADAS/UFRN; NESOL/USP – ssrufino@yahoo.com.br
Resumo
Esse texto busca uma reflexão sobre a situação da Economia Solidária no Brasil e os desafios enfrentados por seus praticantes e pesquisadores no país. Na primeira parte, buscamos recapitular a história mundial da Economia Solidária para que possamos dar início a nossa reflexão. Na segunda parte do artigo, procuramos mostrar as dificuldades encontradas pelos empreendimentos solidários, principalmente a dificuldade e limitação de acesso ao crédito, a falta de políticas públicas e alguns caminhos que podem ser seguidos para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no nosso país. Procuramos também apresentar exemplos de iniciativas que deram certo como o Banco Palmas. Na terceira parte mostraremos as dificuldades enfrentadas nas Universidades brasileiras - órgãos importantes na consolidação da Economia Solidária, falando sobre o que são os projetos de extensão e pesquisa-ação e apresentando um pouco da INCOP (Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto). Por último apresentaremos as conclusões do nosso trabalho e pesquisa.
Palavras-chave: Economia Solidária; cooperativismo; desenvolvimento solidário; Economia popular.
1 Introdução
O presente artigo pretende analisar o desenvolvimento e a consolidação da Economia Solidária no Brasil. Apesar do crescente interesse dos trabalhadores e do governo pelo tema Economia Solidária e cooperativismo, percebe-se que