economia solidaria e trablho
Trabalho Cooperativado
Por Júlia Coelho de Souza
Mestranda do Programa de Pós Graduação em
Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS)
Porto Alegre – Torres, junho de 2007
Economia
A etimologia da palavra vem do grego: oikos
(casa) + nomos (gestão). Ou seja, remete á ‘organização da casa’.
Ecologia também vem do grego: oikos
(casa) + logos (conhecimento)
Pela própria origem etimológica, economia e ecologia estão de fato relacionados Economia – um pouco de história...
Existiram e existem muitas formas de economia (gestão) no mundo... Até pouco antes da revolução Industrial (sec XIX), muitas economias funcionavam (e bem) sem a presença do dinheiro
O dinheiro, ou as moedas, surgem originalmente como um mediador de trocas, um facilitador.
A economia atual é caracterizada pelo capital financeiro, ou pelo mercado, que pressupõe acumulação de capital baseada em acumulação de juros pelo capital... Ou seja, o dinheiro deixou de ter um papel de ‘mediador’ para assumir um caráter de
‘final de processo’.
Desta forma, ‘capitalismo’ se caracteriza pelo capital especulativo, onde se acredita que o mercado se regula por si só. A economia se distancia da sociedade.
No sistema de mercado convencional... Somente interessa o que tem valor econômico (preço) e não o que tem valor humano (valor). É o mesmo que dizer que a economia trata os seres humanos somente como fator econômico, fatores de produção e consumo, e não como atores, como sujeitos de direito que vivem e comunicam com a comunidade.
Palavras de um economista
Norgaard (1997:124), “sendo consciente de como a lógica econômica tem sido distorcida pelas crenças modernas, podemos construir a partir da importância crescente da convicção de que sustentabiliade ecológica, justiça ambiental, estrutura econômica e cultural global são cruciais para o bem estar”
Economia + Solidariedade