Economia Rural
CURSO DE ECONOMIA
MARCELO DE SOUSA SANTOS
ECONOMIA RURAL
A PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM GOIÁS
Goiânia
Abril de 2014
MARCELO DE SOUSA SANTOS
ECONOMIA RURAL
A PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM GOIÁS
Trabalho elaborado na disciplina Economia Rural, FIT 1190/C01, para avaliação parcial de N1.
Professor: Luciana de Azevedo Couto
Goiânia
Abril de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. O Conceito de Economia
Quando tratamos de um sistema econômico, o “problema” central gira em torno da escassez. As pessoas – que por sua vez formam uma sociedade - possuem necessidades, mas como os recursos são escassos, é preciso desenvolver uma maneira de alocá-los convenientemente, sob pena de não haver disponibilidade dos mesmos para todos os indivíduos no mesmo tempo.
Assim, pode-se dizer que os principais elementos que movem a atividade econômica são as necessidades humanas, os fatores de produção e a tecnologia disponível.
Necessidade Humana: é a sensação de carência de algo aliada ao desejo de satisfazê-la. O Quadro 1.1 permite uma melhor visualização do que foi exposto até o momento:
A necessidade de satisfazer às exigências materiais (sobrevivência e bem-estar) faz com que a sociedade engendre seus membros de tal forma que seja possível a produção do que se faz necessário para que as mesmas sejam, no mínimo, razoavelmente atendidas.
1.1 Economia – definição: Em síntese, pode-se dizer que “a economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí- los para seu consumo, entre os membros da sociedade.”
1.2 Economia: Macro e Micro Uma questão importante, que surge na esfera do estudo econômico, diz respeito às distinções entre as preocupações macro e microeconômicas. Contudo, vale salientar que, embora aparentemente díspares no fundo as duas tratam do mesmo objeto: o sistema