Economia Resumos
As definições de economia apresentam-se como muito amplas ou como muito restritas. Uma definição ampla é a de Alfred Marshal (1890) “a economia é um estudo da humanidade nos assuntos correntes da vida, examinando aquela parte da acção individual e social que está mais estritamente ligada com a obtenção e o uso dos requisitos materiais do bem-estar”. Uma definição restrita é a de Davenport (1908) “a economia é a ciência que trata os fenómenos segundo o ponto de vista dos preços”.
Definição de Robbins
A definição de Robbins é a que salienta a problemática essencial da economia, segundo a qual a economia estuda a problemática da aplicação de recursos escassos e de emprego alternativo em finalidades de desigual importância.
As necessidades são insatisfações acompanhadas da consciência e do desejo de possuir bens julgados capazes de as satisfazer. Tratam-se de estados psicológicos, sendo diferentes para todas as pessoas.
Os bens são objectos do mundo externo e serviços capazes de satisfazer necessidades. Existem vários tipos de bens, que podem ser:
a) Bens materiais: aqueles que têm realidade física, existência corpórea, ou seja, que são objecto do mundo real.
b) Bens imateriais ou serviços: não têm realidade física, não são coisas corpóreas, consistem antes em utilidades prestadas por umas pessoas a outras pessoas.
c) Bens directos ou de consumo: satisfazem imediatamente as necessidades dos consumidores.
d) Bens indirectos ou de produção: são apenas instrumentos para a produção de outros bens tanto bens directos como ainda outros bens.
e) Matérias-primas: são bens da natureza que ainda não sofreu nenhuma transformação por parte do homem.
f) Matérias subsidiárias: são bens utilizados para auxiliar na produção de outros bens.
g) Semi-produtos: são o resultado de algumas transformações, não esgotando a escala de transformações, vindo ainda a ser transformados noutros bens.
h) Produtos acabados: são aqueles que esgotaram a escala de