Economia pública em moçambique
A realização deste trabalho foi um processo árduo e longo, caracterizado por conversas, consultas a bibliografias, que na verdade são escassas, contudo a vontade de vencer e terminar com a dissertação de forma aceitável para a autora permitiu continuar com o máximo de transparência com o objectivo de o alcançar.
Este trabalho aborda um tema denominado “Orçamento do estado em Mocambique” a dissertação do trabalho estará estruturado da seguinte forma: primeiro refere-se parte do enquadramento teórico, e por fim a conclusão, recomendações e a respectiva referência bibliográfica.
Este trabalho tem como objectivo: ser avaliado, enriquecer e aprofundar os nossos conhecimentos em relação ao tema abordado “Orçamento do estado em Moçambique” e incentivar o hábito em pesquisas do género. Deste modo tentarei dar o meu máximo de modo a tentar visualizar da melhor maneira o trabalho para os que irão se usufruir deste ou seja os que me antecedem.
III. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
1.Orçamento do Estado em Mocambique
O Orçamento do Estado para 2011 operacionaliza a estratégia do Governo de combate à pobreza e promoção do crescimento económico preceituada no Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2010-2014. A política orçamental para 2011 será implementada num quadro conjuntural caracterizado pela prevalência de pressões inflacionárias aliada à volatilidade dos preços dos combustíveis a nível internacional, a subida dos preços dos alimentos e as pressões para a depreciação do Metical em relação às principais moedas decorrentes do aumento da procura de importações, com particular destaque para os combustíveis fósseis, alimentos, e bens e capital intermediários.
Porém, os sinais de recuperação da economia mundial contribuirão para refrear estas pressões. Para materializar os objectivos da política constantes da proposta do Plano Económico e Social (PES) para 2011, a despesa pública continuará a ser orientada para acções que concorram para maiores taxas de