Economia primeiro semestre
A - Concorrência perfeita: muitos vendedores e muitos compradores, nenhum deles tem influencia significativa no preço de mercado. É um modelo ideal, mercado atomizado (inúmeros fornecedores), produtos homogêneos (semelhantes, substitutos), transparência no mercado (informa sobre o lucro, preços são conhecidos por todo o mercado), não existe barreira a novas empresas. Não há lucros extraordinários, apenas normais.
B – Para aumentar lucro de uma empresa, ela tem que busca o mínimo de gasto possível, tanto de mão de obra, produtos e não deixando de lado sua qualidade. E outra maneira é investir nem atendimento, formas de pagamentos, ambiente da loja, marketing.
2 Explique monopólio e oligopólio.
Monopólio: único vendedor (ou os consumidores se subordinam a ele, ou não consomem tal produto) que fixa preço de seu produto, setor constituído de uma única firma.
- não há produtos substitutos, concorrência entre os consumidores, barreiras a entrada de novas empresas.
Oposto a concorrência perfeita, pois possui o lucro extraordinário.
Sobre as barreiras:
- Monopólio puro e natural: grande capital na implantação, elevadas economias de escala – custo baixo – preço baixo o que torna inviável a entidades novas.
- Legal: lei de proteção a propriedade industrial – patente, exclusividade, pois enquanto não cai em domínio público, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir o produto.
- Controle de matéria prima básica: minas de bauxita por empresa produtora de alumínio.
- Institucional: setores estratégicos ou segurança nacional (energia, petróleo, comunicação) – grandes requisitos para entrar.
Oligopólio: é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta do mercado. Poucos produtores e vendedores fabricando bens que são substitutos próximos entre si, barreiras a novas