Economia portuguesa na actualidade
Módulo 8 – A Economia Portuguesa na Actualidade
Competitividade das Empresas: Investimento e Produtividade
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada.
A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e accionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada até chegar a zero e tornar-se negativa.
OS FACTORES DE COMPETITIVIDADE NA ECONOMIA PORTUGUESA
O diagnóstico do tema Factores de Competitividade é organizado em quatro grandes domínios transversais: “O tecido empresarial, internacionalização e empreendedorismo”, “A I&D, inovação e sociedade da informação”, “A envolvente de apoio à competitividade empresarial” e “Os custos públicos de contexto”.
Em complemento, são apresentadas breves sínteses sectoriais sobre o diagnóstico da situação actual de actividades económicas consideradas centrais na estratégia de competitividade do QREN – Indústria, Energia, Turismo e Comércio e Serviços
A síntese deste diagnóstico traduz-se na apresentação de uma análise SWOT que identifica as principais forças e fragilidades de Portugal nesta Temática e as principais oportunidades e ameaças com que se defronta o desejado processo de desenvolvimento sustentado e competitivo da economia portuguesa.
DIAGNÓSTICO DOS FACTORES DE COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA
DOMÍNIOS TRANSVERSAIS
Os próximos pontos explicitam o diagnóstico do tema Factores