Economia política
CURSO: DIREITO NOTURNO, 2ª FASE TURMA I
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA
1- Explique o que é divisão do trabalho segundo Adam Smith.
Para Adam Smith, a divisão do trabalho (cada um faz uma parte da produção) gera um aumento das forças produtivas do trabalho, pois há uma diferenciação das ocupações e empregos. Ele ainda afirma que, quanto mais evoluída a sociedade, maior a divisão do trbalho, onde cada um se especializa numa determinada parte da produção, dominando aquela técnica. A divisão do trabalho é maior na manufatura do que na agricultura e sociedades primitivas, sendo que na manufatura há maior geração de riquezas, sendo esse pensamento uma oposição à fisiocracia, onde a agricultura era a geradora de riqueza. Adam Smith também diz que uma das consequências da divisão do trabalho é o aumento da quantidade de trabalho, graças à destreza de cada trabalhador, à economia de tempo e à invenção de máquinas que facilitam o trabalho. 2- Explique a relação da divisão do trabalho com o desenvolvimento capitalista.
O que leva à divisão do trabalho é o poder de troca, logo, a extensão da divisão do trabalho é limitada pela extensão do mercado, sendo que quando este é muito reduzido não há estímulo para os trabalhadores dedicarem-se à uma única ocupação, visto que essa divisão do trabalho só funciona quando hà grande demanda. Portanto, a partir da DT as necessidades não podem mais ser supridas pela produção individual, sendo necessário a busca do suprimento no mercado, tornando então cada homem de certo modo comerciante, pois depende da troca. Desse modo, as pessoas tornam-se uma sociedade baseada no comércio, que é a chave do capitalismo. 3- O que é valor de uso e valor de troca para Adam Smith?
Para Adam Smith, o valor de uso designa a utilidade de um determinado objeto, ou seja, a sua importância na sociedade é o que vai delimitar seu preço. Já o valor de troca significa o poder de compra que um