Economia política na Amazônia
FACULDADE DE DIREITO (FD)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
INTRODUÇÃO ECONOMIA POLÍTICA NA AMAZÔNIA
ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
MANAUS
2014
ADRIELY EVELYN LARISSA MAGALHÃES CARIOCA
CRISTIANE NAIARA ARAÚJO DE SOUZA
LENNON SANTOS MOREIRA
SAYRA DE LIMA HADDAD
SUSY RAQUEL SILVA DE SOUZA
INTRODUÇÃO ECONOMIA POLÍTICA NA AMAZÔNIA
ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Trabalho solicitado pelo Professor Dr. José Alberto da Costa Machado para obtenção da primeira nota parcial na Disciplina Introdução Economia Política na Amazônia ministrada no Curso de Direito (FD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
MANAUS
2014
Artigo 01: Amazônia e desenvolvimento a luz das políticas governamentais: a experiência dos anos 50
Autora: Maria Celina d’Araújo
1. Resumo temático
1.1. Introdução
O artigo em análise pretendeu abordar o tratamento recebido pela Amazônia no tocante às políticas governamentais executadas quando a região ainda não tinha se tornado uma questão internacional. Examina-se a criação, na década de 1950, da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), os seus objetivos e as motivações que levaram os técnicos a serviço do governo a propor uma solução daquele porte.
O objetivo é demonstrar que, embora as medidas tomadas em relação à ocupação e ao desenvolvimento da Amazônia tenham mudado no decorrer dos anos, a percepção que se tem sobre a necessidade de integrar e desenvolver a região, bem como sobre as estratégias a serem adotadas, sofreram poucas alterações, mesmo em diferentes contextos políticos e econômicos.
1.2. Um drama considerado recente
De imediato, é possível afirmar que grande parte das medidas sugeridas ou implantadas após 1964 já havia sido aventada anteriormente. A grande diferença que se pode estabelecer, portanto, entre antes e depois de 1964 com relação à Amazônia,