Economia política mackenzie
OS DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA
A administração dos recursos da sociedade é importante porque os recursos são escassos. Escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo que as pessoas desejam ter. A sociedade não pode dar a cada pessoa o padrão de vida mais alto ao qual ela aspira.
Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam decisões: o quanto trabalham o que compram quanto poupam e como investem suas poupanças. Estudam também como as pessoas interagem umas com as outras. Por fim, analisam forças e tendências que afetam a economia como um todo.
Como as pessoas tomam decisões
Uma economia é apenas um grupo de pessoas interagindo enquanto levam suas vidas.
Princípio #1: Pessoas enfrentam tradeoffs
Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro. Quando as pessoas estão agrupadas em sociedades, elas se deparam com diferentes tipos de tradeoff. O tradeoff clássico é aquele entre “armas e manteiga”. Quanto mais for gasto em defesa nacional para proteger o país de agressores externos (armas), menos se pode gastar com bens pessoais para aumentar o padrão de vida (manteiga). Também é importante na sociedade moderna a oposição entre um meio ambiente despoluído e um alto nível de renda. Leis que exigem que as empresas reduzam a poluição aumentam o custo da produção de bens e serviços. Essas empresas então auferem lucros menores, pagam salários mais baixos, cobram preços mais altos ou alguma combinação de todas essas coisas. Assim, embora nos beneficiem, os regulamentos antipoluição têm o custo de reduzir a renda dos donos das empresas, dos trabalhadores e dos clientes. Outro tradeoff é o da eficiência e equidade. Eficiência significa que a sociedade recebe o Maximo possível por seus recursos escassos.