Economia Politica
Economia politica
Christiane Vidal Moraes
Gisely Ribeiro da Costa
Ludmila da Silva Schwans
Vitória
16 de julho de 2015
MACROECONOMIA
O estudo da macroeconomia tem função de analisar o comportamento da economia como um todo. E possui quatro objetivos: Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico. Esses quatros objetivos foram analisados dentro do cenário brasileiro dos anos de 2004 a 2015. Em cada tópico foram analisados seus respectivos indicadores, com ilustração de gráficos para a melhor compreensão do cenário macroeconômico desses anos.
NÍVEL DE EMPREGO
O nível de emprego foi calculado de acordo com os níveis de desemprego dos últimos 10 anos no Brasil.
ESTABILIDADE DE PREÇOS
Para esse aspecto foi utilizado o IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ele tem por objetivo medir a inflação de produtos e serviços comercializados no mercado. O IPCA é um indicador que reflete o custo de vida de famílias de 1 a 40 salários mínimos residentes em algumas regiões metropolitanas.
DISTRUIBUIÇÃO DE RENDA
O IDH foi o índice usado nesse item, é um índice que serve de comparação entre os países, com propósito de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.
Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.
No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.
Observação: O IDH de 2014 não foi divulgado
PRODUTO INTERNO BRUTO
Produto interno bruto é a somatória de valores monetários de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região (podendo ser um pais, estado ou cidade). O PIB é um dos indicadores mais