economia politica
1. POR QUE RAZÕES, DE ACORDO COM SIMONE DE JESUS, A ÉTICA É CONSIDERADA COMO UM INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL?
2. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A GLOBALIZAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL?
3. QUAL A RELAÇÃO ENTRE QUESTAO MORAL E O SERVIÇO SOCIAL?
4. QUAIS OS CINCOS DESAFIOS QUE O ASSISTENTE SOCIAL POSSUI NO MUNDO GLOBALIZADO CONFORME O TEXTO? COMENTE EM BREVES LINHAS SOBRE CADA UM DELES.
RESPOSTAS
1. É O CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL QUE VAI CONDUZIR E ORIENTAR O PROFISSIONAL NOS CAMINHOS DA JUSTIÇA SOCIAL, DA EQUIDADE, DA DEMOCRACIA E CONTRA TODAS AS FORMAS DE EXCLUSÃO, EXPLORAÇÃO, DOMINAÇÃO E ALIENAÇÃO.
2. O “NOVO MERCADO” CAPITALISTA GLOBALIZADO, ASSOCIADO ÀS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS EM CURSO, PASSA A GERENCIAR, CONTROLAR E A GERIR AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO ENTRE OS INDIVIDUOS, GRUPOS, CLASSES, NAÇÕES, MAS TAMBÉM OS COSTUMES, OS SONHOS, AS ESPERANÇAS DOS INDIVIDUOS EM SEUS MULTIPLOS COTIDIANOS. INVADE, ENFIM, A VIDA EM SUA TOTALIDADE, TRANSFORMANDO O MUNDO NUMA “IMENSA FÁBRICA GLOBAL”. RESULTANDO TAMBÉM EM CONSEQUENCIAS NEGATIVAS PARA A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO, SINTETIZADAS NO DESEMPREGO ESTRUTURAL E EM MASSA, EM REGIMES E CONTRATOS DE TRABALHOS FLEXIVEIS, TEMPORARIOS, PARCIAIS, NA PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO; NA DESREGULAMENTAÇÃO E AUSENCIA DE DIREITOS. OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL, POLITICA, ECONOMICA, CULTURAL, ETNICA, RELIGIOSA ENTRE OUTROS, SÃO FACES DESTA NOVA REALIDADE, NA QUAL, INDIVIDUOS E GRUPOS SOCIAIS SÃO DESTITUIDOS DE CIDADANIA, DIGNIDADE, ESPERANÇA E VIDA MELHOR.
3. A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL ATÉ 1950 ERA INSERIDA NA SOCIEDADE BASICAMENTE PELA IGREJA, SOCIEDADE E ESTADO. A QUESTAO SOCIAL ERA VISTA COMO QUESTAO MORAL, RELIGIOSA OU SOB O PRISMA DAS CLASSES DOMINANTES DO PERIODO INTERESSADA EM AJUSTAR O TRABALHADOR E SUA FAMILIA AOS PROCESSOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO EM CURSO. SÓ APARTIR DA DÉCADA DE 60, OUTRAS POSSIBILIDADES SE VISLUBRAM PARA O SERVIÇO SOCIAL EM SEUS