Economia Politica
1. Teoria da demanda: A demanda de um produto é definida como a quantidade de um bem ou serviço que o consumidor deseja comprar em um determinado período. Essa teoria é elaborada a partir de hipóteses sobre a escolha do consumidor entres diferentes bens de acordo com sua renda e a utilidade que esse bem o proporciona. Dentro desta Teoria, temos ainda o conceito de Ceteris paribus, que é uma condição que analisa isoladamente a variação do preço, tornando constantes os preços dos outros bens, a renda e as preferencias do consumidor. A representação gráfica da quantidade demandada de um bem e o seu preço por unidade de tempo, é denominada curva de demanda, que mostra o efeito da variação do preço do bem em sua procura. Tal fato nos leva então a estabelecer o sentido dessa relação, que é conhecido como a lei da demanda.
A lei da demanda expressa a relação inversa existente entre a quantidade demandada de um bem e seu preço. Indica que quanto maior o preço de um bem, menos será a quantidade demandada desse bem.
Teoria da produção: A oferta de um produto pode ser definida como o conjunto das diversas quantidades que os produtores estão dispostos a produzir e oferecer em função do preço de venda, por unidade de tempo. Essa teoria trabalha com os fatores de trabalho e capital em função das quantidades produzidas de cada bem. A relação técnica que associa esses diferentes fatores de produção empregados no processo produtivo até as quantidades produzidas de bens e serviços, é denominada função de produção.
Para realizar a produção o empresário precisa adquirir os fatores de produção, pagando por eles um determinado preço. Ao calcularmos os gastos dos empresários com os fatores de produção, trabalho contratado e capital gasto, teremos seu custo de produção, ou custo total. Despesa necessária ao desenvolvimento das atividades produtivas.
Ao arcar com os custos, o empresário precisa vender seu produto, a fim de obter sua receita. Quantia que o