economia parte 1
1. Ciências econômicas:
Base histórica; micro-econômia (estudo de mercado, regulamentação do mercado); macro-econômia (estudo da moeda, tributais, fiscais, inflação, taxas cambiais, relações econômicas dos países, demografia, economia de um país, crescimento e etc.)
2. Relação com o direito: Direito econômico, comercial (ou empresarial), administrativo, trabalhista, previdenciario, e teoria geral do estado.
Política fiscal:
1. Papel do estado (tributos e gastos governamentais)
a) Atua fortemente na economia via sua política econômica (conjunto de políticas tais como fiscal, comercial, monetária, salarial, industrial, previdenciário, e etc)
b) Objetivo maior da política econômica:
Estimular o desenvolvimento do país, controlar a inflação, gerar empregos.
c) O estado é fundamental no bem estar da população. Ele tem que fornecer: educação, saúde, habitação, segurança, infra-estrutura (sistema de transportes, esgoto), previdência social, e ele é sempre fundamental no crescimento do país.
Anotações:
O estado é a principal instituição de qualquer lugar, pois ele sustenta a economia. O governo federal é a maior instituição do país, porque é a que mais arrecada e consequentemente a que mais investe e gasta. A principal função do estado é fazer o país desenvolver de uma forma mais igualitária, com bem estar social (política econômica). O desenvolvimento não significa bem estar social. Desenvolver significa o crescimento de uma forma adequada, e crescer não significa desenvolver. O país tem que desenvolver continuamente devido à população, para atendê-la em crescimento. O estado estimula o pleno emprego (como trabalho decente).
A segurança no Brasil é agravada por um problema social grave que ele possui. As aposentadorias pagas pelo INSS “são a salvação”, pois 35 milhões de pessoas garantem com ela uma renda mínima. É o estado quem coloca as regras mínimas para o funcionamento das coisas. Esse país está assim hoje, apenas graças