Economia Neoclássica I
RESPOSTAS
1 ) O rendimento efetivo de um título é a taxa de juros que iguala o valor presente do fluxo de pagamentos do título ao preço de mercado do título. O valor presente descontado de um pagamento realizado no futuro é VPD = VF (1 + R)-t, onde t é o período de tempo transcorrido até o pagamento. O preço de venda do título é seu VPD. O fluxo de pagamentos é dado pelos valores futuros, VF, pagos no período t. resolvemos, assim, para R, que é o rendimento efetivo do título. O rendimento efetivo é determinado pela interação entre vendedores e compradores no mercado de títulos. À medida que as empresas que emitem os títulos apresentam riscos mais elevados, os compradores dos títulos exigem taxas de retorno mais altas. Taxas de retorno elevadas implicam menor valor presente descontado. Supondo que todos os títulos se caracterizem por pagamentos de cupom idênticos, os títulos das empresas de maior risco serão vendidos a preços inferiores aos preços das empresas menos arriscadas.
O critério de Valor Presente Líquido para decisões de investimento é: “o investimento deve ser realizado se o valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados do investimento for maior do que o custo do investimento”. Podemos calcular o VPL da seguinte forma: (1) determina-se o valor presente descontado de todos os fluxos de caixa futuros e (2) subtrai-se o valor descontado de todos os custos, presentes e futuros. A taxa de desconto usada nesses cálculos deveria refletir o custo de oportunidade do capital para a empresa, correspondente ao retorno mais alto que poderia ser obtido em um investimento alternativo com risco semelhante.
Logo, se os fluxos de caixa forem certos, deve-se usar a taxa de juros sem risco.
2 )
Para comparar dois fluxos de pagamentos, calculamos o valor presente descontado de cada um e escolhemos o fluxo com o valor presente descontado mais alto. Utilizamos a fórmula VPD = VF(1 + R)-t para cada fluxo de caixa.
VPDa = VF1(1