Economia Natura
Segundo a BNDES, em 2008, o mercado consumidor brasileiro ficou na 3ª posição do ranking dos maiores mercados mundiais. E a distribuição espacial brasileira concentra-se nas regiões Sul e Sudeste, visto que nessas regiões concentram-se as maiores empresas brasileiras e detêm um elevado mercado consumidor, no entanto, a região Nordeste vem crescendo nesse mercado, no período de 2004-2008, esta região mostrou um crescimento de 110%.
A Natura Cosméticos S.A. surgiu em 1969, em São Paulo, com uma pequena loja e um laboratório, e hoje é uma das maiores empresas do setor. Ela atua na fabricação, industrialização, distribuição e comercialização de cosméticos, fragrâncias, e produtos de higiene pessoal. Destaca-se no mercado pela utilização de tecnologias sustentáveis e sistemas ecológicos em sua produção, a fim de promover o uso sustentável de seus produtos e serviços, e minimizar os impactos socioambientais.
Ela está inserida no setor de bens de consumo, onde este é caracterizado pela presença de grandes empresas internacionais, com atuação global especializadas nos segmentos de HPPC (Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e pelas pequenas e médias empresas nacionais.
A partir das informações relatadas até o momento, pode-se classificar a Natura Cosméticos como uma estrutura oligopolista, visto que é uma das empresas de destaque em meio á tantas outras.
A Natura é uma marca de origem brasileira, presente em sete países da América Latina e na França. No mercado brasileiro é considerada a maior empresa de capital nacional, tendo destaque na estratégia da venda direta como único canal de comercialização de seus produtos. Atualmente reúne mais de 1,421 milhão de consultoras, sendo 1,175 milhão no Brasil e cerca de 246 mil no exterior. Em 2005, as vendas