Economia nas organizações
Disciplina: Economia e Mercado
Professor(a): Cleusa Maria Gonçalves
1. CONCEITO DE ECONOMIA
Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Há portanto uma contradição. Os desejos da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar a produção dos bens e serviços que devem atendelos são limitados. Isso nos leva à seguinte proposição: por mais rica que a sociedade seja, os fatores da produção serão sempre escassos, por isso a economia também é definida como a ciência que estuda o uso dos recursos escassos da produção dos múltiplos bens que a sociedade deseja.
1.1 Micro e Macroeconimia
Microeconomia é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores e vendedores de tais bens, tais como o mercado de automóveis, de produtos agrícolas etc.
Macroeconomia é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento como um todo, procurando identificar e medir as variáveis que determinam o volume da produção total, o nível de emprego e o nível de geral preços do sistema econômico, bem como a inserção do mesmo na economia mundial. 2 Classificação dos Mercados
Mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços.
Os economistas classificam os mercados da seguinte forma:
Concorrência perfeita – É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio.
Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço