Economia Matematica
Alunos: Alexandra Tadá1
Raissa Camilo2
Ramayana Ferreira3
Orientadora: Gisele Soares4
RESUMO
Este artigo trata da Economia matemática e sua aplicação na teoria econômica. O objetivo é demonstrar o vasto campo de aplicação da Matemática na Economia e a sua importância ao descrever a utilização da mesma na vida do economista e os diferentes caminhos que o profissional tem para se unir a ela que se alia a economia através das brechas que a matemática exata proporciona.
Palavras chave: Economia. Matemática.
1. Introdução
O trabalho irá demonstrar a aplicabilidade da matemática na Economia e a forma que ela é colocada para a resolução dos problemas através das informações e das diversas variáveis que a mesma oferece para a melhor solução do problema, já que a matemática demonstra de maneira concreta a fonte da causalidade do ocorrido economicamente. Levantaremos no trabalho o pensamento de alguns autores sobre a forma de como a matemática auxilia a Economia.
A escolha do trabalho se resulta por notarmos que muitos acham que a Economia não tem nenhuma ligação com a matemática, e nossa intenção é demonstrar a grandiosa importância da mesma para os confrontos existentes no ramo econômico.
Ao trabalharmos no assunto nos deparamos com o vasto campo que engloba a economia juntamente com a matemática e como a mesma pode auxiliar o economista, dando mais praticidade na formulação dos teoremas econômicos.
2. Desenvolvimento
A Economia teve início quando surgiram os problemas com a Escassez e distribuição. Deste modo, Samuelson definiu a economia assim:
É o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter alocações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para o consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e benefícios da melhoria das