economia jurídica - teoria do consumidor
Unidade 2
Teoria do Consumidor
II – Noções de MICROECONOMIA
É o ramo da economia que estuda o comportamento das unidades econômicas individuais – consumidores, empresas, trabalhadores, investidores, - na realidade, quaisquer indivíduos ou entidades que desempenhem um papel no funcionamento de nossa economia A microeconomia
Ela lida com os fenômenos de oferta e demanda e como eles interagem nos mercados MICROECONOMIA
O princípio básico é que as famílias escolhem o que comprar visando maximizar a utilidade; e as empresas, o que produzir visando maximizar lucros. O preço.
A combinação das quantidades de fatores de produção, bens e/ou serviços que os consumidores estariam dispostos a adquirir e que os empresários teriam condições de vender se traduzem sempre em uma oferta finita e limitada, em face da escassez dos recursos produtivos, impõe a determinação de um denominador comum, o preço.
A determinação do preço
A determinação deste preço é tarefa a que se propõe a microeconomia ao estudar a questão tanto no âmbito dos fatores de produção como no caso dos bens e/ou serviços.
Vale saber que:
Ceteris Paribus é um expressão em Latim que significa tudo o mais constante.
Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua o mesmo:
a renda do consumidor,
a qualidade do produto,
a utilidade do produto.
Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.
Vale saber que:
Ao estudar a microeconomia precisamos da condição ceteris paribus para mostrar como aplicar os princípios microeconômicos aos problemas reais de tomada de decisão, analisando os diferentes fatores individualmente. Vale saber que:
Por exemplo:
um lançamento de um carro envolvem tanto a preocupação com os