ECONOMIA INTERNACIONAL
O mercado global de capitais: desempenho e problemas de política econômica
Em resumo, o mercado em que residentes de países diversos comercializam ativos é chamado de mercado internacional de capitais. Ele trata de um grupo de mercado fortemente conectado, nos qual ocorrem trocas de ativos com dimensão internacional. Entre os ativos comercializados estão ações e títulos de diferentes países, como também depósitos bancários expressos em suas respectivas moedas.
O mercado internacional de capitais e os ganhos do comércio
A maioria das negociações que ocorrem no mercado internacional de capitais resultam em trocas de ativos entre os residentes de vários países. Apesar de tais trocas de ativos serem consideradas, às vezes, como “especulação” improdutiva, elas na verdade levam a ganhos do comércio que podem beneficiar os consumidores de todos os países.
Três tipos de ganhos do comércio
Todas as transações entre os residentes de países diferentes encaixam-se em uma destas três categorias: trocas de produtos ou serviços por ativos, trocas de produtos ou serviços por produtos e serviços e troca de ativos por ativos.
Os países podem ganhar concentrando-se na atividade de produção nas quais são mais eficientes e utilizando um pouco de sua produção para pagar pelas importações dos produtos de outros países. Esse tipo de ganho do comércio envolve a troca de produtos ou serviços por outros produtos ou serviços. Um segundo conjunto de ganho do comércio resulta do comércio intertemporal, que consiste na troca de produtos e serviços por produtos e serviços futuros, isto é, por ativos. Outro tipo de ganho, enfim, é a troca de ativos por ativos.
Aversão ao risco
Para selecionar ativos para sua carteira, um fator importante na decisão é o risco em torno de cada um. Em condições de igualdade, as pessoas rejeitam o risco. Os economistas chamam essa característica de aversão ao risco.
E se as pessoas são avessas ao risco, elas avaliam que ao