Economia internacional
Curso de Engenharia Ambiental
Economia Internacional
Leandro Cassemiro
Patrícia Bettanin
Jaguariúna – São Paulo
Ano 2011
Trabalho apresentado para complementação da disciplina de Economia do 6º semestre do Curso de Engenharia Ambiental, sob orientação do Professor Danilo.
Trabalho apresentado no curso de graduação de Engenharia Ambiental, na complementação da disciplina de Economia, sob orientação do Professor Danilo
ECONOMIA INTERNACIONAL 1. TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS
A teoria das vantagens comparativas responde a duas questões relacionadas ao comercio e entre países, sendo primeiros por qual motivo os países comercializam entre si, apesar das diferentes moedas e grandes distancias, segunda como são escolhidos os bens e serviços que entram no fluxo de mercadorias do comercio internacional.
Parte-se da idéia de que o bem estar das pessoas que moram em países que comercializam com outros é maior, uma vez que a quantidade de bens disponíveis é maior. Outra questão é a possibilidade de utilizar os fatores de produção no bem que rende mais em todos os pais, sabendo que para adquirir um segundo bem basto recorrer ao comercio internacional.
A especialização no uso dos fatores de produção depende da característica de todos os países, em relação ao clima e recursos naturais disponíveis, e tecnologia.
Um ponto relevante, apontado por Raul Prebsch (Comissão Econômica para América Latina), percebeu que com o decorrer dos anos países que produziam produtos agrícolas, produtos esses com menor preço, acabava por gastar muito para adquirir bens manufaturados. E para isso ficava obrigado a produzir cada vez mais,entretanto a produção é limitada,sendo assim a Teoria das Vantagens Comparativas deve ser usada num determinado momento,para que não haja dependência de um pais com outro.
2. Balanço de Pagamentos (BP)
No momento em que o pais passa comercializarem com outros países, é preciso ter