Economia internacional - gatt
Campus Santo Amaro
Ana Paula Diegues
Carlos Roberto de Almeida Junior
Daiane Evelyn Moraes
Renato Leonel
Vinicius Policante
ECONOMIA INTERNACIONAL
Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)
São Paulo
2013
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Síntese das Rodadas de Negociações............................09
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
CAPÍTULO 1 - Globalização: algumas considerações 05
CAPÍTULO 2 - Uma perspectiva histórica 07
CAPÍTULO 3 - GATT: da origem à OMC 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho objetiva-se elaborar um conciso estudo descritivo sobre o denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o GATT, das suas origens ao seu fim.
Assim, no decorrer destas linhas, o leitor encontrará algumas considerações sobre o fenômeno da Globalização, as suas nuanças e o quanto a mesma influencia na formação de organizações e acordos multilaterais entre países ao redor do globo.
Além disso, há a tentativa de traçar por meio de um percurso histórico sobre as questões que levaram à criação do GATT, as suas implicações, os objetivos, as rodadas de negociações estabelecidas ao longo dos anos e o seu fim com a criação da OMC, sendo embasado em pesquisas da fortuna critica disponíveis em sites, livros e periódicos acadêmicos sobre o tema.
Vale salientar que, neste trabalho, não se pretende estabelecer uma análise crítica e aprofundada das questões econômicas e/ou de quaisquer outras relacionadas ao GATT, desde as suas origens ao seu termino, mas sim, elaborar um roteiro histórico-descritivo sobre o mesmo.
Este adendo contratual como o leitor destas breves considerações faz-se jus, pois é imperativo ressaltar que todas as informações encontradas aqui partem das perspectivas limitadas e ainda não devidamente lapidadas de alunos iniciantes em temas concernentes às políticas econômicas internacionais.
CAPÍTULO 1 – Globalização: algumas considerações.