Economia III
O PIB é o valor dos bens finais, de todos os produtos que são direcionados para consumo e não como matéria prima, em uma definição mais simples o PIB é valor agregado que uma economia incorpora nos seus produtos ao longe de um determinado período de tempo.
Existem três grandes importâncias em medir o PIB: a primeira é para dimensionar o tamanho de uma economia e poder comparar essa economia com outras, por exemplo, comparar a economia de MG com a de SP ou os outros estado do Sudeste. A outra importância é avaliar como essa economia tem se comportado ao longo do tempo o que possibilita comparar o PIB desse ano com o PIB do ano passado, do ano passado com o do ano anterior, para saber se é mais ou menos dinâmico e a terceira importância é para se verificar qual é o perfil, qual é a estrutura da economia, descobrindo assim quais são os setores que compõe esse PIB, quais são os setores mais relevantes dessa economia.
B. Como a taxa de juros e o risco influenciam o consumo dos agentes econômicos?
A taxa de juros equivale ao preço do dinheiro, logo, se estiver alta o dinheiro se torna mais caro e isso se fica visível na disponibilidade de crédito para consumidores. Indicando que se for comprar um bem a prazo, por exemplo, ele pagará um valor mais elevado ao quitar a divida por causa da somatória dos juros acumulados, ao observar isso o cliente optará pelas compras a vista ou até mesmo a não compra do bem o que prejudicará na circulação de crédito por parte dos bancos.
C. Quais alternativas o governo dispõe para financiar o déficit público?
O aumento da carga tributária, porem tal medida causa redução na renda líquida da população, que por isso pode reduzir seu consumo, A emissão de moeda (criação de dinheiro) o que implicaria aumentar a pressão inflacionária e a perca do valor do dinheiro e a venda de títulos públicos que consiste para a emissão da dívida pública