economia floripa
1- DADOS ECONÔMICOS..........................................................p.04
1.2- FLORIANÓPOLIS EM NÚMEROS*.......................................p.04 2- VOCAÇÃO TURISTICA............................................................P.05
3- ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS.............................................P.05
4
FLORIANÓPOLIS
DADOS ECONÔMICOS
A vocação de Florianópolis para o turismo dita uma das principais características econômicas da cidade. Com milhares de visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, o turismo acaba sendo um dos principais geradores de emprego e renda do município. O fato de ser uma capital cercada por praias, desperta a atenção dos turistas que encontram em Florianópolis, além das belezas naturais, a infraestrutura de uma cidade grande.
Se na alta temporada o turismo local volta-se para as praias da região, na baixa temporada Florianópolis torna-se ponto de encontro para eventos de negócios, como seminários e congressos.
O polo tecnológico da capital catarinense é outro ponto importante do desenvolvimento econômico local. O setor está no topo de arrecadação da cidade desde 2006, sendo responsável por mais de 45% do PIB. O parque tecnológico de Florianópolis é formado por cerca de 300 empresas, muitas delas atuantes no mercado internacional.
A Mari cultura também se configura como importante atividade econômica da cidade. Atualmente, o município é o maior produtor de ostras do Brasil gerando renda para várias famílias por meio de empregos diretos e indiretos e engordando o faturamento anual da capital com o cultivo de moluscos.
O destaque do ramo industrial de Florianópolis está na chamada Região da Grande Florianópolis. Municípios vizinhos como Palhoça, Biguaçu e São José concentram grandes empresas e oferecem a estrutura necessária para a criação de distritos industriais.
A força da economia de Florianópolis reside nas