Economia - etapa 1
A evolução da sociedade de consumo se deu a partir da Revolução Industrial, onde a moda e o consumo começaram a ser vistos com outra perspectiva. Antes da modernidade, o que interessava para a produção e para o consumidor era a ostentação, o poder de adquirir aquele produto. Contudo na sociedade moderna a produção muda completamente, agora quem produz se preocupa na quantidade e o consumo passa a ser em massa, porém a qualidade não era relevante nessa época. Essa nova maneira de produção e consumo faz com que o pensamento da sociedade mude e consequentemente seus gostos também. Nessa época começou a haver um grande deslocamento da população do campo para a cidade, essa população, porém sofria com condições de alojamento muito precárias e com condições de trabalho ruins além de salários baixos, essa mudança na vida dos trabalhadores rurais gerou uma revolta, e essa fez com que houvessem muitas revoluções por condições melhores de trabalho.
Durante as Revoluções Industriais foram feitos grandes avanços nas áreas da tecnologia e criados novos instrumentos de produção, sem falar no desenvolvimento de novas técnicas ajudando na produção de diversos produtos e serviços. Com isso, novos produtos foram criados e as pessoas passaram a ter necessidade de adquiri-los.
Várias mudanças ocorreram e as pessoas passaram a ser cada vez mais exigentes, até chegar ao consumo da atualidade, baseado em emoções. As pessoas compram com uma forma de se sentirem bem em relação a sociedade e a si próprias, elas experimentam sensações boas ao comprar aquilo que lhe deseja ou até o que não deseja, mas o atendimento e o poder visual do produto a levaram a adquirir aquele produto. Na área dos calçados as coisas funcionam por aí também, os fatores que envolvem uma futura compra são grandes, mas o atendimento e o apelo visual sempre são importantes.
O ramo de negócios escolhido foi o calçado.
Em 2011 o setor calçadista teve uma queda na produção e os postos de