Economia escravista
Em primeiro momento podemos destacar que o crescimento da produção açucareira se deu rapidamente neste século apesar dos altos custos de transporte e da hostilidade, isso indica um grande esforço português para que isto acontecesse. Para isso o governo recorreu a escravidão como meio de sobrevivência da produção na chegada dos colonos na terra nova, para isto se utilizava primeiramente da mão de obra escrava indigina que inicio a instalação da produção açucareira, depois de instalada mais tarde foram utilizadas a mao de obra escrava africana que era considerada mais eficiente e foi utilizada para expansão da produção na colônia.
No inicio das atividades na produção teve-se um alto gasto com a importação de equipamentos e mão de obra especializada, mas na medida que foram aparecendo escravos com maior apitidão os mesmos foram treinados para trabalhar no lugar destes especialistas gerando assim uma maior lucratividade para os donos do engenho, mas os escravos passaram a trabalhar em varias áreas , como por exemplo no plantio da comida para o povo da vila.
Os escravos eram contabilizados nesta economia como um equipamento ond se custeia a manutenção do mesmo o gasto com os escravos se dava apenas na sua aquisição isto fazia ci=om que os baixos custos levassem este tipo de economia a um crescimento rápido e mesmo que houvesse queda nas exportações não chegava a estragar as estruturas deste mercado.
A economia açucareira teve picos de sucesso durante três décadas, mas também também teve recessos devidos ao baixo consumo nas exportações, o que geria o bolso dos