Economia Empresarial
Um artigo do The New York Times descreveu uma bem-sucedida campanha de marketing da indústria de champanhe francês. O artigo observou que “muitos executivos estão surpresos com os preços estratosféricos do champanhe. Mas, ao mesmo tempo, têm medo de que os fortes aumentos do preço reduzam a demanda, o que provocaria uma diminuição repentina nos preços”. Que erro os executivos estão cometendo em sua análise dessa situação?
R: Os executivos estão confundindo dois fenômenos distintos: um deslocamento ao longo da curva de demanda (variação na quantidade demandada) e um deslocamento da curva de demanda (variação na demanda). A campanha de marketing fez aumentar o desejo dos consumidores por champanhe, ou seja, causou um aumento na demanda pela bebida (um deslocamento para a direita da curva de demanda), o que fez os preços subirem. Nesse caso, não faz sentido o temor de que o aumento de preços provoque uma queda no consumo, pois isso ocorreria somente se os “preços estratosféricos” tivessem sido causados por uma alteração no lado da oferta de champanhe (uma quebra de produção, por exemplo, que deslocaria a curva de oferta para a esquerda), o que provocaria uma redução na quantidade demandada (um movimento ao longo da curva de demanda).
Exercícios de fixação (Aula 1)
Questão 1 As curvas de demanda, sejam individuais ou de mercado, inclinam-se para baixo, pois: a) Mostram as quantidades totais de bens demandados pelos consumidores a cada nível de preços, cujas relações são diretas.
b) Mostram que quando os preços sobem, por exemplo, as quantidades demandadas se elevam, pois cada consumidor pensa em maximizar a satisfação.
c) Apresentam uma relação inversa entre as quantidades demandadas com os diferentes níveis de preços dos bens, dadas todas as necessidades dos consumidores.
d) Apresentam uma relação inversa entre as quantidades demandadas com os diferentes níveis de preços dos bens, visto os resultados negativos dos