economia em Rondonia
Economia do estado de Rondônia
(Fator histórico)
Francisco Draile Gomes Carvalho
Porto Velho, 13 de novembro de 2013.
Francisco Draile Gomes Carvalho
Economia do estado de Rondônia
(Fator histórico)
Trabalho apresentado para obtenção de aprovação na disciplina de Economia de empresas, no
Curso de Ciências Contábeis, nas
Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA.
Prof. Celso
Porto Velho, 13 de novembro de 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
3. CONCLUSÃO 4
4. REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
O trabalho analisa um trecho da historia da economia do estado de Rondônia, e representa uma considerativa porcentagem dos agronegócios brasileiros, sobretudo nas cadeias de rações onde o MERCOSUL, em especial o Brasil, se torna a principal região fornecedora. A economia do estado tem como principais atividades o extrativismo vegetal e mineral, a agricultura e a pecuária.
A exploração de madeira e borracha são as principais atividades do extrativismo vegetal no estado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado de Rondônia é o terceiro estado que mais no país desmata, causando vários problemas ambientais. Um dos principais minerais explorados em Rondônia é a cassiterita. Pouco diversificado, o setor industrial de Rondônia está em desenvolvimento.
Tem também o seu turismo na região ainda é pouco explorado. O maior potencial está no ecoturismo, sobretudo o relacionado ao Rio Madeira. A zona de livre comércio de Guarajá-Mirim é outra atração do estado. Localizada na divisa com a Bolívia e nas margens do Rio Madeira, na zona de livre comércio de Guarajá-Mirim são encontrados produtos importados.
O cenário atual aponta que o estado de Rondônia poderá ter um expressivo destaque no cenário econômico do país. Todos esses fatores podem fazem com que olhemos a este estado