Economia em construções (reciclados)
Graduação Administração com linha de formação em Comércio Exterior.
Allan N Souza
Economia em construções
O potencial dos materiais reciclados
Campinas 2013
1.1.1 Resgate histórico – Citar Autor 1.1.2 Falar com próprias palavras o que você pensa a respeito do que disse o autor citado. 1.1.3 Comentar com as suas palavras o assunto escolhido. 1.1.4 Explicar os objetivos e onde pretende chegar. 1.1 Problema 1.2 Justificativas 1.3 1.1 Introdução
Segundo o IBAMA (2011) nos últimos 10 anos têm aumentado as preocupações com o meio ambiente, na mídia, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. Este assunto está presente nas escolas, rodas de conversas e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Ouve-se falar em reutilizar materiais para não tirar da natureza mais do que precisamos, para que as próximas gerações tenham recursos, e não notamos, que utilizar esses materiais nas construções por exemplo, podem trazer benefícios hoje.
A importância de tais ações pode ser justificada também pelos números do estudo elaborado pelo IPEA, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.
Utilizar materiais que seriam jogados fora como pneus, vidro, papelões, e até lixo nas construções pode representar uma economia muito grande no setor de construções, até porque o preço dos materiais, em virtude dos altos preços dos materiais comuns de construção, empresas como “Zé Neto Pneus”, de José Neto, estão percebendo o potencial do setor, e estão prosperando ajudando o meio ambiente, meu objetivo é analisar a viabilidade deste tipo de iniciativa na