Economia - EAD
Explique as políticas monetária e fiscal no Brasil, atualmente. Faça uma pesquisa em jornais, revistas e sites na internet para responder. A politica monetária diz respeito às intervenções governamentais que são realizadas sobre o mercado financeiro, podendo ser entendida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantem liquidez ideal de cada momento da economia. Enquanto a politica fiscal afeta a demanda agregada no nível do produto da economia, pelo montante do déficit publico, onde a politica monetária afeta de maneira indireta o produto, tendo em vista a taxa de juros que tem influencia sobre diversas máximas da macroeconomia.
Assim sendo a política monetária visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Já na política expansionista, o dinheiro em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia, a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país. Lembrando que o aquecimento possui o risco de gerar efeito inflacionário na economia. Podendo afirmar que a politica monetária trata da moeda nacional, ou do controle das condições de liquidez da economia, sendo importante perceber que ao atuar sobre a quantidade de moeda na economia o governo esta afetando o nível de taxas de juros. Tendo em vista alguns argumentos tem-se à afirmativa que a politica monetária, no Brasil é refém da politica fiscal. Na politica fiscal suas atividades são voltadas para organização orçamentária do governo federal, definindo fontes de arrecadação e gastos públicos do país sobre um determinado tempo.
O nível de desemprego é resultado do baixo crescimento econômico, este resultado em maioria pela falta de politicas fiscais expansivas, uma das preocupações assim é p mencionado o déficit do setor publico.
Desde junho de 1996 com o objetivo de