economia do trabalho
Aluno(a): Rafaela Silva de Arruda
Curso: Bacharelado em Ciências Econômicas
Introdução
A presente pesquisa descreve e analisa estatísticas a respeito do mercado de trabalho brasileiro no ano de 2013, com base os dados obtidos a partir da pesquisa mensal de emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A PME é uma pesquisa de periodicidade mensal sobre mão de obra e rendimento do trabalho. Os dados são obtidos de uma amostra probabilística de domicílios situados nas Regiões Metropolitanas de Recife e Porto Alegre. Os dados referem-se a determinados períodos de tempo denominados períodos de referência. E o objetivo desta pesquisa é produzir indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitam avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência.
O foco do presente estudo é o comparativo entre a região metropolitana do Recife e a região metropolitana de Porto Alegre pela amostra coletada do IBGE. Foram verificadas as tendências, possíveis correlações entre os indicadores e a atuação da sazonalidade e da conjuntura sobre algumas estatísticas relevantes do mercado de trabalho brasileiro, especificamente nas áreas a serem analisadas.
Salientando que a metodologia de pesquisa do IBGE, abrange como população de idade ativa, pessoas com 10 anos de idade ou mais. Que subdividem-se em PEA (População Economicamente Ativa) e PNEA (População Economicamente Não Ativa).
Taxa de Participação
A taxa de participação mede a relação entre a população economicamente ativa e a população em idade ativa, em um determinado período. (Janeiro ao dezembro de 2013)
Tp = PEA PIA
IBGE - Portal MPE
A taxa de participação é