Economia do desenvolvimento
Departamento de Economia
Contribuições teóricas à economia do desenvolvimento
Vinícius Tadeu de Moura Batista
Docente: Prof. Dr Eduardo Strachman
Araraquara, 2012
Introdução
A partir dos anos de 1940 as nações se vêm com necessidades de se desenvolver economicamente para apagar todo o contexto histórico anterior da memoria de sua população (depressão e grande guerra). Países desenvolvidos almejaram encontrar o caminho do crescimento econômico novamente e os países subdesenvolvidos procuraram resolver seus problemas econômicos e sociais, com intermédio da ONU, para poder se desenvolver. Então, alguns economistas se dedicarão em dar soluções para este enigma econômico. Este trabalho procura demonstrar como estes economistas enxergaram o problema, através de três autores, dois seguindo direções ortodoxas e um com uma visão mais heterodoxa do problema, e como estes procuram mecanismos para encaminhar os países rumo ao desenvolvimento econômico.
1. Implicações históricas
Depois da 2º Grande guerra e da depressão econômica, anterior àquela, os Governos das nações industrializadas estavam preocupados em como desenvolver suas economias e encontrar o caminho do crescimento econômico, pois estavam economicamente fragilizadas, e algumas estagnadas. Além disso, as populações destes países queriam um desenvolvimento próspero e pacifico. Neste contexto, apareceu a Organização das Nações Unidas (ONU), que contem na sua estrutura: órgãos econômicos, sociais, multilaterais para atender a essas novas necessidades.
No mesmo período os países africanos e asiáticos passaram a ser livres dos colonizadores europeus, e se juntaram com a América Latina em busca do desenvolvimento econômico, pois nestes países, em suma maioria, muitos ainda estavam economicamente dependente do primeiro setor.
Foi neste momento que muitos economistas começaram, efetivamente, pesquisar e desenvolver trabalhos (modelos, em específico) sobre como as