Economia direito
DIREITO
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Goiânia
Março/2013
INDICE
1-Introdução................................................
2-Resumo.....................................................
3-Argumentos dos Ministros (Juizes)...........
4-Conclusão (pessoal) da Sentença .............
5-Referencias Bibliograficas........................
1-Introdução
Leitura interessante, um pouco perturbadora diante de tantas possibilidades de julgamento. Muito instigante ao ponto de procurar mais detalhes, e realmente ter o poder de nos manter ligado o tempo todo, seja pelos fatos ou pelas constantes criticas dos Ministros (Juízes) uns aos outros. O livro nos faz ressaltar que em algumas circunstâncias as leis se tornam confusas tanto para quem vive, quanto para quem julga-as.
A obra escrita por Lon L. Fuller, Professor de Harvard Law School, inspirando-se o seu caso fictício em dois casos reias, polêmicos as suas épocas : Holmes (1845) e Dudley & Stephens (1884). Ambos casos se originam-se em casos de naufrágios em alto mar e tem como local de acontecimento os botes salva-vidas, onde os sobreviventes se envolvem em homicios, que mais tarde são levados á apreciação da Justiça.
Obra traduzida por Ivo de Paula, LL.M, Mestre em Direito Internacional Bancário, introdução e apêndice por João Paulo Rossi Julio, Advogado.
2-Resumo
A historia trata-se de quatro acusados que pertenciam a uma sociedade dominada “ Espediologica”, de natureza amadorística, que tinham o objetivo da exploração de cavernas.
Estes se juntarem com o então Roger Whetmore, para explorarem uma caverna, na qual houve um grande desmoronamento, bloqueando por completo a saída principal, e não havendo outras.
Como estes demoraram