Economia Crescimento Econômico
O Crescimento econômico refere-se ao aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país a longo prazo, definido basicamente pelo índice de crescimento anual do PIB Produto Interno Bruto, que representa a soma dessa produção em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediário. incluindo-se aí os rendimentos obtidos de investimentos no exterior.
Outro índice utilizado é o PNB Produto Nacional Bruto per capita, à produção no âmbito do território nacional, o PNB refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços que resultam da mobilização dos recursos nacionais. Também colaboram para o crescimento econômico as inovações tecnológicas, expansão da força de trabalho e o aumento da receita nacional poupada e investida.
O crescimento econômico ocorre quando o país produz mais e consome mais, criando uma rede de interdependência, quanto mais se produz, mais se emprega, mais gera distribuição de renda. Deve-se considerar, que para um país crescer, é de suma necessidade a oferta de capital humano e a capacidade de consumo da população. As empresas, instituições e organizações de trabalho tem um mercado que necessita renovação tecnológica, novas formas de gestão e coordenação Administrativa que influenciam na expansão do crescimento.
Uma economia em crescimento está em uma posição superior para atender às novas necessidades e resolver problemas socioeconômicos tanto nacional como internacionalmente. Uma economia em crescimento, por definição, goza de um incremento em sua produção real, que o país pode usar para satisfazer as necessidades existentes de forma mais eficaz. Um país que possui crescimento econômico, é sempre considerado uma nação com economia