Economia conceitos
Aristóteles reconheceu três funções do dinheiro: meio de troca, medida de valor e estoque de valor. “O Velho Testamento contém muitas ideias econômicas, bem como a poesia de Homero”.
O problema econômico: Bens são escassos e as necessidades ilimitadas. As necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo de alimentos, roupas, casas, serviços, etc., são infinitas e ilimitadas, enquanto os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.), necessários para gerá-los, são insuficientes para satisfazer as necessidades de cada pessoa.
Um bem pode ter sua oferta limitada, mas se não for desejado e se não houver procura por ele, não será considerado escasso.
A escassez está presente em toda sociedade, rica ou pobre.
Só a escassez justifica a preocupação de se utilizar os bens e serviços em geral da forma mais racional e eficiente que seja possível.
Dessa realidade da escassez decorre a necessidade de escolha, para que se identifique quais bens deverão ser produzidos e quais necessidades devem ser prioritariamente saciadas.
Divisões do estudo:
Microeconomia: estudo das unidades de consumo (famílias) e produção (empresas) e dos fatores produtivos (terra, capital e trabalho).
Macroeconomia: análise do sistema econômico como um todo, em termos de seus agregados fundamentais:- renda nacional. - nível de emprego. - nível de preços. - consumo, poupança e investimentos globais.
Desenvolvimento Econômico: preocupação com o crescimento da economia e seus efeitos em termos de bem-estar da população e alterações na estrutura da economia
Questões tratadas pela a economia: O que e em qual quantidade deve ser produzido?
Como produzir, com os recursos tecnológicos, financeiros, competência, etc., disponíveis?
Para quem produzir, ou seja, quem deve receber os diversos bens e serviços que forem produzidos?
CPP