Economia Completo 2
A Fazenda Santo Inácio, confiscada pela Coroa quando os jesuítas foram expulsos dos domínios portugueses, em 1759, foi levada à hasta pública, com a denominação de Fazenda Boa Vista de Botucatu. Foi arrematada pelos sorocabanos Paulo Aires de Aguirre e pelo Sargento-Mor Manuel Joaquim da Silva Castro, que a subdividiu em várias pequenas propriedades agrícolas e de criação de gado. Data desta época, a construção da capela de Nossa Senhora das Dores da Serra de Botucatu e, em 1855, a vila, com prerrogativas de município.
A afluência de imigrantes atraídos pela expansão do café do tipo amarelo, no Oeste Paulista, transformou Botucatu num Centro Regional. Com a decadência da cafeicultura, por volta de 1930, houve ascensão da agropecuária, e, nos últimos anos, as atividades industriais.
O nome da cidade vem de Ibytu-katu, que em tupi significa "bons ares".
http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=350750&search=||infogr%E1ficos:-hist%F3rico
O atual índice de Botucatu é de 0,800, classificado como “muito alto”. Até 1991, o IDHM da Cidade era de 0,588 e passou para 0,718 no ano 2000. O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Pelo IDHM, Botucatu está à frente de cidades importantes e pujantes economicamente como Marília, Sorocaba, Paulínia, Piracicaba, Araçatuba, entre outras.
PIB municipal
R$3.215.049,29
Dados de 2012/IBGE