Economia Compara O Brasil Vs
O Brasil vem sofrendo grandes transformações econômicas e sociais nos últimos anos quando comparados os últimos governos de Fernando Henrique Cardoso - “FHC” (1995 a 2002), Luiz Inácio Lula da Silva - "Lula” (2003 a 2010) e Dilma Rousseff - "Dilma” (2011 até o presente).
Conforme proposto, apresento abaixo o desempenho de algumas das principais variáveis econômicas ao longo desse período. Obtive como base, os dados das principais economias do mundo, apresentadas na tabela abaixo, com base na estimativa do PIB do ano de 2014.
Partindo desse universo de países, obtive as informações do ano 1995 ao ano de 2014, bem como projeções de 2015 e 2016 para os seguintes indicadores:
Percentual de crescimento do PIB;
PIB per capita;
Percentual de investimentos em relação ao PIB;
Inflação;
Desemprego;
Percentual da dívida pública bruta em relação ao PIB;
Taxa de câmbio do Real em relação ao Dólar e Euro;
Taxa básica de juros do Brasil e dos Estados Unidos.
A análise apresentada nesse documento será feita comparando-se o desempenho do Brasil com a média do desempenho apresentado pelos países que compõem os BRICs*, bem como em comparação com a média de desempenho dos países ranqueados nas 10 principais economias do mundo.
Crescimento do PIB
Como demonstrado na tabela e gráfico acimas, durante os mandatos presidenciais do FHC e do Lula, até a crise de 2008, o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro se manteve relativamente consistente com a média mundial, com exceção da crise de 1999 que afetou significativamente o Brasil com efeito nas exportações e déficit comercial. Nessa época houve também uma grande desvalorização cambial.
A economia em crescimento expressivo e de certa forma uma economia forte criada a partir do Plano Real, fez com que ultrapassássemos a crise de 2008 com menos impactos econômicos que a maioria dos países e com um crescimento muito expressivo poucos anos depois. No entanto, a partir do início do mandato da presidente