economia como fonte de informação
O papel da contabilidade na empresa é passar o maior número de informações possíveis para orientar os usuários dos documentos contábeis, nas decisões. Um dos métodos mais usados pela contabilidade para encaminhar essas informações são através de relatórios contábeis. Os maiores interessados no uso dessas informações são os administradores, que são de certas formas responsáveis pelas decisões que podem afetar o patrimônio da organização de forma positiva ou negativa. De acordo com Franco:
“A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para orientações administrativas (FRANCO, p.22, 2006).”
Na contabilidade observa-se que os tipos de capitais que permeiam ou compõem o Patrimônio da empresa ou companhia, Obrigações: São todas as importâncias que uma corporação tem a pagar. Ex: Duplicatas a pagar, promissórias a pagar, fornecedores e salários a pagar e etc. Compromissos que deverão ser quitados na data certa se observa que patrimônio é a união de direitos, bens e obrigações ligados à entidade econômico-administrativa. Segundo Marion:
“Despesa: O decréscimo de ativo (ou aumento de Passivo), com consequente decréscimo de Patrimônio Liquida derivado de ações, decisões e trocas efetuadas pela administração no esforço de auferir receitas e de manter a empresa operando. (MARION, p.29, 2008).”
Despesa é necessário para a receita ser gerada seja ela direta ou indiretamente seja para pessoas jurídicas ou físicas. Ou seja, a despesa é o inverso da receita. Despesa: consumos de bens ou serviços, que direta ou indiretamente ajudam a produzir uma receita. Ex: Consumos de materiais, Salários, impostos e taxas etc. Diminuindo o ativo ou aumentando o passivo, Receita: Entradas de elementos para o ativo, sobre a