Economia chinesa
ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd ddddddddddddddddddddddd ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
Introdução
Este trabalho tem por finalidade mostrar a economia da república popular da china, a segunda maior economia do mundo, com o PIB (produto interno bruto) a aproximado em US$8,2 trilhões (dados de 2012), a china também é o terceiro maior pais em área territorial do mundo perdendo apenas para Rússia e Canadá.
Economia chinesa
A economia chinesa é principalmente composta pela Agricultura: arroz, batata-doce, trigo, milho, soja, cansssssssssssssssssa-de-açúcar, tabaco, algodão, juta. Pecuária: suínos, ovinos, bovinos, bubalinos. Pesca e Indústria têxtil (algodão cru e tecido); cimento. Mas um de seus pontos forte é os minerais como carvão e grafitfffffffffffffffffffffffffffffffffffffe (principais); tungstênio, molibdênio, antimônio, estanho, chumbo, mercúrio, bauxita, fosfato, minério de ferro, manganês.
No ano de 1976, a China, bem afetada em todos os aspectos, acabou com a Revolução Cultural; no ano 1978, começou a se restaurar a sociedade; no ano 1984, começou se a reforma do sistema econômico.
Antigamente Chamada, de “gigante adormecido”, a China está acordando. Seu rápido crescimento econômico está criando turbulências econômicas e afetando as indústrias do mundo todo.
O surgimento da China como potência econômica mundial está entre os mais dramáticos acontecimentos econômicos das últimas décadas. O impacto disso na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste, tanto em termos de importações quanto de exportações, causou transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. As medidas adotadas por legisladores, empresas e consumidores serão, provavelmente, influenciadas pelo emergente poder econômico da China.