Economia Brasileira
CURSO DE CONTABILIDADE
ALUNO
ECONOMIA BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
LOCAL
2015
ALUNO
ECONOMIA BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Trabalho acadêmico, Constituição e Evolução do Estado Brasileiro, apresentada ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do Campus Aparecida de Goiânia da Universidade Estadual de Goiás como parte dos requisitos necessários à Nota Parcial (N1) na disciplina de Economia Brasileira.
Professor:
LOCAL
2015
SUMÁRIO
FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO 4
NASCIMENTO DO ESTADO BRASILEIRO 5
EVOLUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO 6
FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
1) No período de 1500 a 1548, Portugal entregou a particulares a tarefa de promover ocupações e a exploração do território brasileiro, sendo oportuno lembrar que vários desses particulares nem sequer procuraram tomar posse das terras brasileiras que haviam recebido em doação. O comportamento de Portugal em tratar o Brasil como simples reserva patrimonial, se deu, pois o mesmo não esperava tirar grande proveito das terras brasileiras.
2) Em 1548, D. João III instituiu o Governo Geral do Brasil, entretanto a ausência da presença efetiva do Governador e seus auxiliares imediatos em todos os lugares do território brasileiro desencadearam nas dificuldades de comunicações, foi então que na data de 1572, estabeleceram-se duas sedes administrativas no Brasil, uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro, em 1577, ocorreu a reunificação da administração brasileira, e em 1607 acontece a criação da “Jurisdição do Sul”, o que duraria até o ano de 1616 quando se dá, de novo a unificação. Todas as inúmeras modificações ocorridas na estrutura jurídico administrativa do Brasil podem ser interpretadas como demonstrações de interesse do governo português, mas que revelavam ao mesmo tempo, as dificuldades encontradas para tratar o Brasil como unidade.
3) No século