Economia brasileira
Crise de 29 -> queda do preço do café, mais concorrentes no mercado, custos maiores que os níveis dos preços, perda de mercado. O governo para estabilizar o preço, comprava café, para sustentar a cultura cafeeira. Chegou ao ponto de haver tanto estoque que o governo foi obrigado a queimar jogar no mar. No começo do século XX o café passou por instabilidades e um dos principais motivos é o crescimento lento da demanda, concorrência externa (outros países também produziam café). Péssimas condições de trabalho, Cultivo predatório (usar a terra ate a exaustão) o que diminui a qualidade. Era uma época de crise mundial o que afetava o comercio.
Industrialização -> começou no final do século XIX com a indústria têxtil, com os outros países por ser mais fácil simples e barata. O Brasil é um país de industrialização retardatária, teve um passado como colônia exploratória. Mao de obra escrava, monopólio comercial.
1750/1830 revolução industrial 1890/1930 industrialização brasileira.
Mesmo sendo um país de ind. tardia, no período pós guerra a economia brasileira cresceu de forma expressiva, com mudanças estruturais profundas: Crescimento atrelado a indústria e não mais ao café, um implante industrial; a base industrial de produção de bens de produção e bens de consumo; passou a ser produzido internamente aquilo que antes era comprado; passou a importar bens e a produzir mais internamente; diversificação das exportações não só produtos agrícolas, mas também produtos industrializados; mudou a composição do PEA com mais participação da população do campo; aumento do nível de escolaridade. Problemas desigualdade social; maior