Economia Brasileira
“Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança”.Atualmente o país onde vivemos possui uma economia forte e sólida, a qual segundo um levantamento da SERASA divulgado dia 20 de Março de 2014, a economia obteve um crescimento de 0,4% em janeiro do PIB(produto interno bruto), em comparação a Dezembro de 2013; a expectativa a qual veio abaixa do Banco Central que esperava uma alta de 1,26%.
Os setores que indicaram maior alta em comparação a Dezembro foram os setores da: indústria que se recuperou e cresceu 2,5%; serviços com alta de 0,6% e da agropecuária com alta de 0,2%.
A justificativa desse aumento logo no inicio do ano, é devido ao verão mais quente e mais seco do que o normal, o que fez muitos consumidores irem atrás de produtos para se refrescar e amenizar o calor, tais como o ventilador, condicionadores de ar, bebidas e um grande aumento da utilização de energia elétrica.
Programa Econômico
Programa econômico é quando o PIB esta em baixa e o governo tem de fazer um plano para aumentar o mesmo e igualar a economia do País.Sistema financeiro
• Conselho monetário nacional.
Conselho Monetário Nacional (CMN)
Órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela Lei 4.595, de Dezembro de 1964, e sofreu algumas alterações em sua composição ao longo dos anos.
Sua responsabilidade é de formular a política da moeda e do crédito, objetivando o desenvolvimento econômico e social do País e a estabilidade da moeda.
Sua principal composição São:
- Ministro da Fazenda, como Presidente do Conselho
- Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão
- Presidente do Banco Central do Brasil
Uma vez por mês os membros se reúnem para resolverem assuntos relacionados a CMN.