economia brasileira
A baixa competitividade da indústria nacional fez com que o Brasil deixasse de ser um fornecedor interessante de manufaturados aos vizinhos sul-americanos. Um levantamento realizado pela área de inteligência comercial do governo mostra que, entre 2008 — ano em que estourou a crise financeira internacional — e 2011, a participação das exportações brasileiras no total importado na América do Sul caiu de 11% para 9,7%. O espaço perdido do Brasil nesse mercado foi de, no mínimo, US$ 7,4 bilhões.
Disponível em: .
A perda de competitividade da indústria brasileira frente a outros países exportadores de manufaturas decorre
A da escassez de matérias-primas minerais no território brasileiro, levando à necessidade de importações onerosas.
B da presença limitada de empresas multinacionais produzindo no Brasil, especialmente aquelas do setor de bens de consumo duráveis.
C do custo de produção elevado, devido em parte, à falta de uma infraestrutura de transporte e logística adequada.
D do pequeno mercado interno de consumo brasileiro, que é incapaz de gerar demanda suficiente para aquecer a produção industrial.
Questão 02
O agricultor familiar é aquele que vive da renda de sua propriedade, com mão de obra basicamente da família. Atualmente são quase quatro milhões e meios de agricultores inseridos nessa categoria. Estima-se que 70% do mercado interno de alimentos são mantidos pela agricultura familiar.
Disponível em: .
A agricultura familiar se difere da patronal por apresentar
A cultivos de gêneros agrícolas com grande valor no mercado internacional, além de contar com forte apoio político através da bancada ruralista.
B latifúndios extensos, nos quais se pratica a monocultura e a elevada utilização de insumos agrícolas, especialmente as sementes transgênicas.
C produção destinada ao mercado interno e propriedades rurais com menor extensão em hectares quando comparadas com as patronais.
D trabalhadores, exclusivamente, membros da