Economia brasileira
PAFFER, Caio César Moura
Atividade I – Estudo Dirigido
Economia Brasileira
Instituição:
FADE - Faculdade Decisão
Curso:
Ciências Contábeis
Aluno:
Caio César Moura de Paffer
Coordenadora:
Elênia Baker da Cunha
Disciplina:
Economia Brasileira
Período:
8º
Dos tópicos abaixo fazer pesquisa bibliográfica de cada um definindo conceitos de no mínimo três autores com citações das respectivas referências e fazer o resumo dos conceitos para cada tópico do teu entendimento com tuas próprias palavras.
1. Economia Colonial – Séculos XVI a XIX; 2. Expansão Cafeeira e Origens da Indústria; 3. Processo de Substituição de Importações: da crise de 1930 ao II PND; 4. Anos 1980: Crise e Inflação; 5. Anos 1990: A modernização conservadora; 6. Retrato do Brasil no Mundo Globalizado.
1. Economia Colonial – Séculos XVI a XIX
1ª Citação
Esta política, que chamamos mercantilista, promovia uma ligação entre o “capitalismo" comercial e o absolutismo político e, de forma agressiva, tentava maximizar os instrumentos de poder econômico e político, permitindo o fortalecimento do Estado português e o enriquecimento da burguesia.
Deve-se lembrar, ainda, que o colonialismo é apenas uma faceta do mercantilismo, ou seja, apenas uma de suas práticas que possuía como objetivo central a concentração ou o acúmulo de metais preciosos pelas nações, principalmente através da manutenção de uma balança comercial favorável ou superavitária. Note-se que hoje, a tendência do capitalismo não é de acumular, mas reaplicar os capitais em atividades diversas visando amplia-lo e protegê-lo contra possíveis instabilidades do mercado.
As perspectivas econômicas
"...Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas...." foram, segundo descrição de Caminha, os habitantes encontrados aqui por Cabral.
Num primeiro