Economia brasileira e análise setorial
Relatório Final – Problema nº: II Data: 23/11/2012 Grupo: 09
1. Questões e Estratégias de Pesquisa Tendo em vista o problema apresentado, “Como a política industrial afeta o desenvolvimento de instalação da SKODA no mercado brasileiro?”, e os fatos que levaram a empresa a considerar essa questão, como as mudanças no sistema econômico, interferência do estado, o desconhecimento dos instrumentos da política industrial as falhas no mercado e o histórico econômico automobilístico brasileiro, o grupo pesquisou os seguintes tópicos para nos auxiliar na resolução do problema: política industrial, plano Brasil maior, viés desenvolvimentista, relação estado x mercado, indústria automobilística brasileira nos últimos 10 anos. Giovanna e Ellen ficaram responsáveis por pesquisar Plano Brasil Maior, Eduardo pesquisou Política Industrial, Isadora Viés Desenvolvimentista, e João Fernando e Daniel Industria Automobilística.
Cada integrante do grupo pesquisou seu tópico em livros introdutórios de Economia e sites governamentais na biblioteca da PUC – CAMPINAS.
2. Conceitos Relevantes
O histórico econômico brasileiro, Lacerda (2002) apresenta que nos anos 1990, foi definida uma política industrial capaz de estimular a concorrência e capacitação industrial do mercado brasileiro. Sua intenção era adotar estratégias de modernização em conjunto com o apoio governamental, por meios da redução tarifária e a eliminação imediata das restrições não-tarifárias das importações. Já no ponto de vista de Laplane, Coutinho e Hiratuka (2003), em 1990 não foi estabelecida uma política industrial claramente definida, ou seja, houve acontecimentos isolados movendo contra a política macroeconômica.
Segundo Laplane, Coutinho e Hiratuka (2003), a politíca industrial é um conjunto de ações estabelecidas pelo