Economia brasileira de 1800 á atualidade
1800 – 1930: No Brasil predominava o ciclo do café, economia Agoexportadora.
No ano de 1903, o Brasil era governado Francisco de Paula Rodriguez Alvez. A economia era voltada para agricultura,principalmente o café,e como o Brasil detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto, podia facilmente controlar os preços do café nos mercados internacionais, obtendo assim lucros elevados.
A partir de 1900, quando o sistema político caracterizou-se pela idéia liberal que defendia a confiança no indivíduo e não no Estado, a greve exerceu-se com uma liberdade dos trabalhadores, sem leis que a restringissem ou a disciplinassem.
Tivemos também o ciclo da borracha, extraídas das Seringueiras na Amazônia.
1945 - 1964
O Brasil era governado pelo Presidente Getulio Vargas.
Industrialização e desenvolvimentismo (1945-1964)- O chamado desenvolvimentismo (ou nacional desenvolvimento) foi a corrente econômica que prevalesceu nos anos de 1950, do segundo governo de Getúlio Vargas até o Regime Militar, com especial ênfase na gestão de Jucelino Kubitschek .
Valendo-se de políticas econômicas desenvolvimentista desde a Era Vargas na década de 1930, o Brasil desenvolveu grande parte de sua infra-estrutura em pouco tempo e alcançou elevadas taxas de crescimento econômico. Todavia, o governo muitas vezes manteve suas contas em desequilíbrio, multiplicando a dívida externa e desencadeando uma grande onda inflacionaria.
O crescimento economico é mais lento e mais instável (período da grande crise internacional crescimento no Brasil maior que EUA).
Um importante parque insdustrial é montado a partir da década de 50.
1970-A partir da década de 70 tivemos o grande Ciclo da soja.
O novo produto que impulsionou a economia de exportação foi a soja.O modelo adotado para o plantio de soja foi a monocultura extensiva e mecanizada, provocando desemprego no campo e alta lucratividade para um novo setor chamado de