economia bento
O setor moveleiro de Bento Gonçalves é um dos principais pólos moveleiros do Brasil, usa tecnologia de última geração, tem um dos mais modernos sistemas empresariais e organizacionais do mundo. O setor moveleiro representa 56% do PIB do município, 38% da produção do estadual e 10% da produção de móveis no Brasil.
Existem no município 335 indústrias moveleiras registradas, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O setor tem faturamento anual de R$ 866 milhões e as exportações passam de R$ 28 milhões.
Em 2008 na abertura da 9ª Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Indústria Moveleira (Fimma) Brasil, em Bento Gonçalves, a então governadora Yeda Crusius declarou atender as reivindicações do setor.
A governadora ressaltou os mais recente incentivos à competitividade da indústria moveleira e disse:
"Nossa política de realidade, de ajuste fiscal, me permite olhar Bento Gonçalves e, com orgulho, poder dizer que todos os nossos contratos firmados com o município estão honrados".
Existe também em Bento Gonçalves um Curso Superior em Tecnologia Moveleira, ajudando na qualificação dos Recursos Humanos. Além de muitas empresas usarem o processo de Qualidade Total e oferecem treinamento e qualificação.
O município possui o Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) que tem o objetivo de garantir melhores condições de produtividade para seus associados e para o setor moveleiro de todo o país. Ele tambem promove o Salão Design Movelsul, uma feira que esta sempre crescendo e que desperta o interesse de comerciantes e o Salão Design Casa Brasil evento de nível internacional como nova referência no mercado de móveis e decoração de alto padrão.
Estes dois eventos começaram a focar as questões ecológicas, uso da madeira, reciclagem, sem esquecer a relação do design com a planta industrial e com a qualidade dos móveis produzidos no Brasil.
Da parceria do Sindmóveis e APEX-Brasil (Agência